Ex-presidente da Câmara de GV Paulinho Costa deixou mais de hum milhão em dívidas para o sucessor pagar

19 de setembro de 2019 Off Por capitaldosvales

Em entrevista exclusiva ao Jornal Capital dos Vales,gravada em vídeo,o presidente, vereador,Júlio Avelar(PV),falou hoje (19),acerca dos débitos herdados por seu mandato 2019/2020:

Os débitos que estão relacionados a seguir são oriundos da administração anterior, ou seja do vereador Paulinho Costa(PDT), cujo mandato encerrou-se em dezembro de 2017.

Costa negou em outro momento que estivesse deixado dívidas para o seu sucessor. Este assunto foi levantado em outra oportunidade por um dos nossos colaboradores, colunista do nosso portal capitaldosvales.com, Cartunista Santo. Santo na ocasião disse que Paulinho teria deixado dívidas num montante de mais de dois milhões, de restos a pagar para a atual gestão da Câmara.

O vereador foi procurado pela reportagem na ocasião e não foi encontrado, limitando-se a dizer em sua página no facebook que a matéria veiculada por nós se tratava de fake News, escrita por pseudo jornalista, na verdade numa tentativa vâ de desqualificar o conteúdo da edição.

Seguem os detalhes dos compromissos não honrados pelo ex-presidente da Câmara, vereador Paulinho Costa, segundo o atual presidente Júlio Avelar e pelo contador da casa, Daniel Brito, encaminhado em expediente :

Este é o levantamento de todas as despesas (exercício anterior e restos a pagar), pagos no exercício de 2019, mas que são referentes a fatos geradores do ano de 2018, despesas contratuais inadimplidas findo 31/12/2018, bem como levantamento da insuficiência orçamentária para pagamento dos aportes financeiros ao Regime Próprio de Previdência Social gerido pelo Instituto Municipal de Previdência Municipal (IPREM).
São as despesas:

1. Despesas de exercício anterior (despesas empenhadas, liquidadas e pagas em 2019, mas que se referem a fatos geradores que ocorreram em 2018) totalizando R$ 12.559,98, sendo elas:
a. R$ 358,55 ref. gêneros alimentícios contratado em 2018;
b. R$ 6.323,95 ref. energia elétrica do anexo em dezembro/2018;
c. R$ 1.269,14 ref. Telefonia fixa do setor adm. em dezembro/2018; e
d. R$ 1.108,34 ref. Telefonia fixa do anexo em dezembro/2018.
e. R$ 3.500,00 ref. locação das impressoras em dezembro/2018

2. Restos a pagar (despesas empenhadas e não pagas em 2018, transportadas para pagamento em 2019) no importe de R$ 200.559,80, alusivo ao pagamento do INSS de dezembro de 2018, sendo R$ 156.148,16 cota-patronal, R$ 43.096,63 cota-servidor e R$ 1.315,01 ref. multa por atraso no recolhimento, devido o fato da contribuição ao INSS estar vencida quando do respectivo pagamento que se deu efetivamente no dia 22/01/2019.

Além das despesas supra, vem sendo cobrado pela empresa Obvio Comunicação Social e alguns veículos de comunicação, desde o início do mandato, valores alusivo ao contrato de publicidade findo em 2018, o qual não foi adimplido integralmente no exercício pretérito, conforme processo n. 028/2019.

Assim, encontram-se pendente de pagamento e em sede de cobrança intermitente a esta Casa:

Nota Fiscal Valor (R$) Empresa/referente
283-1 2.000,00 Publicidade Revista Conceito
309-1 3.913,65 Criação de Anúncio
188-1 6.795,60 Veiculação TV Tiradentes (TV Alterosa)
195-1 6.596,80 Veiculação TV Tiradentes (TV Alterosa)
191-1 20.554,00 Veiculação TV Vale do Aço
192-1 11.845,00 Veiculação TV Vale do Aço
281-1 674,73 Veiculação Rádio Ibituruna
282-1 764,64 Veiculação Rádio Imparsom
208-1 1.296,00 Veiculação Rádio Imparsom
Total: R$ 54.440,02

Foi nos remetido pelo Instituto de Previdência Municipal de Governador Valadares (IPREM/GV) cálculo do repasse de aporte de dezembro/2018, ainda pendente de aceite, no valor atualizado de R$ 53.098,45.

Por fim, foi estimada apenas R$ 1.068,00 na Lei Orçamentária Anual de 2019, para pagamentos dos aportes financeiros ao IPREM/VG, que, segundo nossa estimativa totaliza R$ 794.601,00 de janeiro a dezembro/2019.
Nestes termos, o valor global das despesas de 2018, transladadas para 2019, totaliza R$ 266.218,23 (duzentos e sessenta e seis mil, duzentos e dezoito reais e vinte e três centavos), a cobrança administrativa do contrato de publicidade totaliza R$ 54.440,02 e a necessidade financeiro-orçamentária para pagamento dos aportes de 2019, uma vez que não foi incluído no orçamento deste ano pelo ordenador de despesas anterior, totaliza R$ 793.533,00 (setecentos e noventa e três mil, quinhentos e trinta e três reais), que pode ser assim resumida:

a) Consumo do orçamento atual, ref. despesa de 2018: R$ 266.218,23;
b) Cobrança administrativa do contrato de publicidade: R$ 54.440,02
c) Insuficiência de estimativa orçamentária dos aportes: R$ 793.533,00;
d) (a + b) = impacto efetivo: R$ 1.114.191,65.

Perguntado ao presidente atual quando seriam pagas as dívidas, ele afirmou que espera concluir todos os pagamentos até o findar do ano corrente.

O outro lado

Procurado pela reportagem o ex-presidente Paulinho Costa nem sua assessoria não foi encontrado para dar sua versão.
Estamos à disposição e quando possível atualizaremos a matéria.