Conta de luz caríssima? Veja dicas para poupar energia e economizar

Veja como evitar pagar caríssimo na conta de luz

Conta de luz caríssima? Veja dicas para poupar energia e economizar

24 de junho de 2021 Off Por capitaldosvales

Com o risco iminente de um novo racionamento, diante da pior seca dos últimos 90 anos e com risco de esvaziamento das hidrelétricas, economizar energia tornou-se fundamental não só para evitar um possível apagão, como para previnir contar caríssimas no fim do mês – em 2 de junho, a Aneel impôs a bandeira vermelha.

Para isso, o jornal O TEMPO conversou com especialistas e listou os aparelhos considerados vilões da conta de luz, além de dicas inusitadas que podem ser aplicadas no dia a dia para frear os altos preços nas contas de energia. Confira:

CHUVEIRO
Pode representar até 30% da conta de luz. Por isso, substitua os chuveiros tradicionais por chuveiros com controle eletrônico. Eles permitem uma economia de até 90%. Mas se você tiver um chuveiro tradicional, nos dias quentes, coloque-o na posição verão. Assim, o consumo será 30% menor.

GELADEIRA
Regule a intensidade de refrigeração de acordo com o volume de alimentos guardados e de acordo com o período do ano. Evite também utilizar a parte de trás para secar panos e roupas. Outra dica é não guardar alimentos ou líquidos quentes, isso faz com que o equipamento precise utilizar mais energia para manter a temperatura. E não se esqueça: verifique sempre o estado da borracha de vedação e não encoste a geladeira na parede.

FERRO DE PASSAR ROUPA
Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para o final, pois você poderá desligar o equipamento e realizar a tarefa aproveitando o calor do ferro. O mesmo vale para a máquina de lavar, deixe acumular o máximo de peças possíveis para utilizar a maquina uma única vez na semana, evitando também o uso da função com água aquecida.

MICRO-ONDAS
É um dos aparelhos que mais consomem energia, dependendo do modelo consome mais que o ferro a vapor. Por isso, prefira aquecer comidas e bebidas no fogão.

CAFETEIRA
Consome, em média, 30 kWh/mês se for ligado por uma hora todos os dias. A sugestão é não deixar a cafeteira ligada apenas para manter a bebida aquecida. Transfira para uma garrafa térmica e economize.

COOKTOP
alguns modelos consomen mais energia que uma geladeira de duas portas frost-free. A estimativa é que o aparelho gaste mensalmente 68,55 kWh de energia, enquanto modelos a gás consomem 2,40 kWh.

DICAS PRÁTICAS
Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso. A eletricidade consumida pelos aparelhos eletrônico em stand-by pode representar até 15% de seu consumo funcionando.
Ao desligar a TV, é importante tirar da tomada também os demais equipamentos que estão conectados a ela. Os receptores de TV por assinatura, por exemplo, são um dos maiores vilões do desperdício.
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Paredes de cores claras também ajudam.
Instale sensores de luz. Os sensores de luz permitem que as luzes se apaguem automaticamente quando não há ninguém no ambiente. Esse é um investimento que vale a pena e contribui muito para a economia de energia, especialmente para áreas de passagem, escadas e corredores.
Sempre que for possível, utilize aparelhos elétricos fora do intervalo das 17h30 às 21h, quando o consumo costuma ser maior, aumentando a possibilidade de uso de bandeira vermelha.
Tenha aparelhos elétricos eficientes: eletrodomésticos antigos costumam ser menos eficientes, então, se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar na economia de energia e na redução das contas.

ECONOMIZE TAMBÉM NO HOME OFFICE

Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora e mesmo que se ausentar por alguns instantes o monitor também deve ser desligado. O mesmo vale para a impressora e caixas de som que devem ficar desligados quando não estiverem sendo utilizados.
Laptops costumam ser mais econômicos que os computadores tradicionais.
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado.

Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica e João Carlos Lima, engenheiro eletricista e coordenador técnico do Centro de Capacitação em Tecnologia da Loja Elétrica