Trilhas de Futuro abre inscrições para credenciamento das instituições de ensino

Trilhas de Futuro abre inscrições para credenciamento das instituições de ensino

3 de outubro de 2023 Off Por capitaldosvales

A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais está com o edital aberto para as instituições de ensino realizarem o credenciamento para a 4ª edição do Trilhas de Futuro. O programa do Governo de Minas oferece cursos técnicos gratuitos. Para esta edição, serão 50 mil novas vagas disponibilizadas, em todas as regiões do estado.

Para participar, as instituições deverão apresentar – exclusivamente por meio eletrônico e por meio de peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – a solicitação de credenciamento e a proposta de cursos acompanhada da documentação prevista no edital.

Foto: Freepik

As orientações podem ser consultadas no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), clicando aqui. Ao acessar o site, é necessário clicar no item “Usuário externo”.

Segundo a Secretaria, serão priorizados cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens, considerando histórico de postos de trabalho de cada área na região e, ainda, fatores demográficos de cada um dos municípios mineiros. A lista de cursos oferecidos em cada cidade está disponível, clicando aqui.

Podem se inscrever para as vagas dos cursos técnicos do programa, estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio, estudantes regularmente matriculados em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos – EJA (ensino médio) Jovens que concluíram o ensino médio.

A Secretária de Desenvolvimento e Inovação, professora Beatriz de Almeida, destaca que “o mercado demanda por qualificação da mão de obra em Valadares e os cursos técnicos são uma ótima oportunidade para capacitar e consequentemente empregar os estudantes que forem selecionados”.

Leia também: Maioria dos futuros professores não conclui estágio em escolas

A previsão é que o resultado do credenciamento das instituições seja publicado em 18 de outubro.