Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares capacita diretores das escolas estaduais de Minas

Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares capacita diretores das escolas estaduais de Minas

21 de março de 2024 Off Por capitaldosvales

A terceira etapa do Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares (PDGE), uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)Fundação João Pinheiro (FJP) e Instituto Unibanco, teve início neste mês em todo o estado. O programa visa equipar os gestores das escolas estaduais com estratégias inovadoras de gestão escolar, oferecendo ferramentas, políticas e práticas para fortalecer sua eficácia e estratégia administrativa.

Composto por três entradas, o PDGE conta com a participação de aproximadamente 3.400 servidores. O curso tem carga horária total de 114 horas para as 100 escolas enfrentando os maiores desafios gerenciais, e 96 horas para as demais instituições. A estrutura do programa inclui módulos, mesas temáticas, etapa vivencial, inventário de autoconhecimento e devolutiva coletiva.

Foto: Divulgação/SEE

“Nossa expectativa é desenvolver habilidades e competências que permitam a esses gestores compreender e atuar em todos os âmbitos presentes na escola, incluindo os aspectos administrativos, financeiros, de gestão de pessoas e pedagógicos. Isso qualificará ainda mais nossa liderança, possibilitando o desenvolvimento de projetos e ações de políticas públicas escolares para melhorar a qualidade dos serviços prestados e os resultados obtidos”, afirma o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Sandro Moraes Martins.

O curso é ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD), com aulas e atividades síncronas via Plataforma Zoom, além de atividades assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FJP. Os materiais didáticos incluem videoaulas, estudos de caso e conteúdos teóricos e práticos relacionados à educação, oferecendo uma ampla gama de recursos para enriquecer a aprendizagem dos participantes.

A diretora da Escola Estadual Doutor Amaro Neves Barreto, em Belo Horizonte, Valéria Cordeiro, avalia positivamente o curso. “A formação nos auxilia na organização e na qualidade do atendimento à comunidade escolar, na aplicação e utilização adequada dos recursos, e na qualidade das informações repassadas aos servidores”, destaca.

Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares

O Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares (PDGE) é uma iniciativa formativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, realizada em parceria com a Fundação João Pinheiro e o Instituto Unibanco. O PDGE teve início em setembro de 2023, com uma live de abertura apresentando o curso e falas institucionais.

O PDGE 2023-2024 busca contribuir para a formação dos gestores escolares, conectando teoria e prática, focando no dia a dia das escolas e na busca por uma educação de qualidade. O objetivo é fomentar nos gestores um pensamento estratégico em sua atuação como líderes, impactando diretamente na consecução dos objetivos da política educacional, apresentando diversas políticas, práticas, ferramentas e abordagens de gestão essenciais para a gestão escolar.