Prefeitura de Valadares realiza Roda de conversa sobre o Dia Internacional da Tuberculose

Prefeitura de Valadares realiza Roda de conversa sobre o Dia Internacional da Tuberculose

27 de março de 2024 Off Por capitaldosvales

Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência em Doenças Endêmicas e Programas Especiais Dr. Alexandre Castelo Branco (Credem-pes), promoveu uma roda de conversa sobre tuberculose com o propósito de difundir informações e alertar sobre o crescente número de casos e mortes provocadas pela doença nos últimos anos em âmbito mundial e local. O encontro marca também o Dia Mundial da Tuberculose, em 24 de março.

Dirigido a representantes de instituições governamentais e não governamentais que lidam diretamente com indivíduos vulneráveis, como portadores do vírus HIV, população em situação de rua, população carcerária, indígenas, dependentes de álcool e drogas, entre outros, o evento recebeu apoio do Núcleo de Extensão e Pesquisa de Tuberculose (NEPET) da Univale.

Foto: Divulgação/SMS GV

Para se ter uma ideia, somente em Valadares, em 2022, foram 145 novos casos registrados (e cinco mortes); em 2023, 161 casos e 14 mortes; já em 2024, até o momento, há 36 casos diagnosticados (com cinco óbitos).

De acordo com Poliane Souza, coordenadora do Creden-pes de Valadares, a roda de conversa visa “promover um momento para se trocar ideias, questionar e discutir estratégias para que não apenas o serviço de saúde, mas também a sociedade, possam buscar formas de se combater a tuberculose e conscientizar a população sobre o tratamento da doença, já que este é um tema de saúde pública bastante negligenciado por muitos no mundo todo”.

“A tuberculose não é apenas um problema de saúde pública; ela é um problema da nossa sociedade que tem tomado proporções altíssimas – tanto que em Valadares a tuberculose é uma endemia em constante ascendência. Portanto, para se combater a doença é preciso primeiramente conhecê-la, isto é, saber como é transmitida, quais os tipos, sintomas e tratamentos. Vamos falar aqui hoje não apenas sobre a doença, mas principalmente sobre saúde”, explicou Flávia Rodrigues Pereira, enfermeira do Creden-pes e líder do NEPET.

O evento aconteceu no auditório do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE).