Pré-candidato ao Senado, Julvan Lacerda se encontra com Pacheco, Zema e Kalil

Julvan Lacerda (à esquerda) na reunião com o governador Romeu Zema (ao centro) e o secretário de Governo, Igor Eto (à direita)

Pré-candidato ao Senado, Julvan Lacerda se encontra com Pacheco, Zema e Kalil

17 de fevereiro de 2022 Off Por capitaldosvales

Pré-candidato ao Senado, o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda (MDB), se reuniu nesta semana com os principais nomes da política mineira no momento. Ele se encontrou com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e com o governador Romeu Zema (Novo), respectivamente na segunda-feira (14) e na terça-feira (15). Nesta quarta-feira (16), ele está em Brasília para uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

Oficialmente, o objetivo das visitas é convidá-los a participar da décima edição do Congresso Mineiro de Vereadores, que será realizada em março em Belo Horizonte. Porém, as eleições também estão na pauta.

“Quando dois pré-candidatos se encontram em um ano eleitoral, o assunto de eleição circula. Eu senti ele animado com a candidatura dele ao governo e eu também mostrei para ele minha decisão de ser candidato ao Senado. Mas não entramos no assunto de acordo eleitoral”, declarou Julvan ao Aparte sobre o encontro com Kalil, que é pré-candidato ao governo de Minas.

Politicamente, o presidente da AMM é mais próximo de Pacheco e Zema. Ele está lotado como assessor parlamentar no gabinete do presidente do Senado e afirma fazer a “relação institucional com o movimento municipalista”.

Já a aproximação com Zema pautou-se principalmente nos acordos da AMM com o governo estadual para que os municípios recebam repasses do ICMS, IPVA e do Fundeb (R$ 7 bilhões) que não foram realizados na gestão Pimentel e também repasses atrasados para custeio de ações na área da saúde, que somam R$ 6,7 bi.

“Eu tenho uma caminhada já junto com eles, tanto com o Zema quanto com o Rodrigo. Eu estou em um momento de decisão, quero ouvi-los, conversar, colocar meus posicionamentos, para eu poder tomar a minha decisão e iniciar uma pré-campanha”, afirmou Lacerda.

A aposta dele é nas conexões políticas forjadas com prefeitos de todas as regiões do Estado devido a atuação na AMM. A tendência é que ele deixe o MDB para disputar as eleições e se filie ao Avante, mas o martelo não está batido.

Com a saída de Antonio Anastasia da disputa por uma vaga no Senado, já que ele foi indicado para ser ministro do Tribunal de Contas da União, a eleição para o posto está em aberto em Minas Gerais.

O segundo mandato de Julvan Lacerda à frente da AMM termina em junho. Segundo ele, a sucessão ainda não foi debatida. Atualmente, o político não tem mandato. O último cargo ocupado foi o de prefeito de Moema, na região Central de Minas, de 2012 a 2020.