Nova CNH começa a ser emitida nesta quarta-feira; veja o que muda

NOVA CNH

Nova CNH começa a ser emitida nesta quarta-feira; veja o que muda

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação começa a ser emitido em todo o país nesta quarta-feira (1º). Além da versão física, o documento também poderá ser acessado pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

O novo modelo do documentos vai seguir o padrão internacional. O verso traz uma tabela com os desenhos dos veículos para identificar as categorias em que o motorista está apto a conduzir. O verso do documento apresenta um QR Code, que armazena os dados do condutor, com exceção apenas da assinatura.

Já as restrições médicas e a informação sobre o exercício de atividade remunerada serão informadas em um campo específico, de forma codificada. Nos documentos de Permissão Para Dirigir (PPD), a letra P, será impressa na lateral direita do anverso do papel. Tanto a PPD quanto a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) terão o mesmo modelo da CNH.

Segundo o Contran, a nova CNH terá dois números de identificação nacional e um número de identificação estadual. O QR Code será mantido. O código de referência rápida é gerado a partir de um algoritmo específico e permite a validação do documento. Nele, estão armazenadas todas as informações contidas nos dados variáveis da CNH, com exceção da assinatura do condutor.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a carteira de habilitação tem validade de dez anos para pessoas com até 50 anos. Cinco anos para quem tem de 50 a 69 anos. E três anos para quem tem mais de 70 anos.