Ministra Damares Alves visita GV e  anuncia a entrega de veículos a conselhos tutelares

A ministra Damares Alves, cumpriu agenda ontem(26) em GV.Na foto da esquerda para a direita: Pastor Flamarion da Igreja Quadrangular, o prefeito Andre Merlo (PSDB)e a esposa Andréia,ministra Damares Alves e em pé o vereador Pastor Elias(PSD). Foto: ZéCarlos Souza/Jornal Capital dos Vales.

Ministra Damares Alves visita GV e anuncia a entrega de veículos a conselhos tutelares

27 de maio de 2021 Off Por capitaldosvales

Dois carros serão entregues ainda este ano. Além disso, o município manifestou o interesse em implementar o Programa Famílias Fortes e fez o lançamento do estatuto municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa.

Em agenda na cidade de Governador Valadares (MG), ontem , quarta-feira (26), a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, anunciou a entrega de dois carros para os conselhos tutelares do município. Os veículos serão entregues ainda em 2021.

Também foi divulgada a intenção do município em aderir ao Programa Famílias Fortes. A ação é baseada em uma metodologia britânica e tem o objetivo de promover o bem estar familiar por meio do fortalecimento de vínculos. Os participantes têm sete encontros com equipes de facilitadores treinados para desenvolver atividades que trabalham as principais questões vividas por crianças entre 10 e 14 anos de idade.

“Estamos aqui trazendo o fortalecimento do conselho tutelar local. Nos próximos meses, vamos entregar dois carros e equipar os conselhos tutelares da cidade. Também já queremos sair daqui com os documentos prontos para firmar o Programa Famílias Fortes, para trabalhar com os jovens em família o enfrentamento ao álcool e drogas”, anunciou a ministra.

Além dos dois anúncios, o município fez o lançamento do Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. O texto legal garante à população o direito à efetivação da igualdade de oportunidades, defesa dos direitos individuais, coletivos e difusos, o combate à discriminação e às demais formas de intolerância racial e religiosa. Governador Valadares integra o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do MMFDH desde 2018.

“Precisamos muito desse reforço porque o Governo Federal tem muito o que nos ajudar. É com toda humildade que a gente pede esse auxílio. Estamos muito felizes em receber a visita da ministra. Nós também defendemos em nossa cidade os valores que a ministra vem resguardando ao longo do governo Bolsonaro”, lembrou o prefeito André Merlo.

Acessibilidade

Durante a visita a Governador Valadares, a ministra participou da inauguração da Praça de Esportes Arnóbio Pitanga, que foi revitalizada recentemente. O local disponibiliza aos frequentadores total acessibilidade e inclusão dos espaços para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O espaço oferece gratuitamente aulas para 4,8 mil pessoas matriculadas em modalidades como natação, futsal, basquete, handebol, voleibol, Pickleball, hidroginástica, pilates solo e ginástica.

Damares Alves apresentou ainda as políticas públicas executadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos aos prefeitos da região. A ideia é que cada gestor público local possa identificar a melhor estratégia de implementação das iniciativas à realidade dos municípios.

A ministra também conheceu a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no centro da cidade.

Ao final da agenda, a titular do MMFDH visitou a União Ruralista Rio Doce para conhecer o projeto Equoterapia. A cidade de Governador Valadares é a primeira na região a oferecer o tratamento, totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o projeto atende 85 pessoas, 65 crianças e 20 adultos, entre eles autistas, pessoas com deficiência física, doenças raras e pessoas com síndrome do zika vírus.

Integraram a comitiva os secretários nacionais da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto, além do ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando César Pereira e do diretor da Secretaria Nacional da Família, Marcelo Couto Dias.

Maio laranja

Ainda lembrando o mês de maio, em que é destacado a cor laranja para lembrar o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, a ministra esteve reunida com líderes religiosos da região para enfatizar que é de responsabilidade de toda a sociedade a proteção à criança e ao adolescente contra todo tipo de violações de direitos humanos.