GV comemora  85 anos com corrida rústica

Foto: divulgação internet

GV comemora 85 anos com corrida rústica

29 de janeiro de 2023 Off Por capitaldosvales

Valadarenses e baianos dividiram o pódio. Helena Pereira de Oliveira de GV, foi heptacampeã

 

A Corrida Rústica deste ano teve dobradinhas de atletas do mesmo Estado e até da mesma cidade. No pódio dos 5 km o primeiro lugar ficou com os baianos de Vitória da Conquista: Jucelino Oliveira Gonçalves e Suzy Ruas Novais Ferreira. Já o pódio dos 10 km deu Minas na frente com Edmilson dos Reis Santana, de Nova Lima, e Larissa Marcelle Moreira Quintão, de Itabira. Entre os valadarenses, Zilá Martins de Amaral venceu os 5 km e Helena Pereira de Oliveira os 10. Entre os homens Emanuel Filipe Alves de Souza foi primeiro lugar nos 5 km e Edson Henrique Batista Coelho o de 10km.

Todos os vencedores já haviam corrido na cidade anteriormente e elogiaram o percurso mais plano. “Já havia corrido aqui há dez anos, quando a corrida ainda era na ilha. Estou muito feliz. Independente de ganhar, gosto muito de correr. Gostei do percurso e como tinha muita reta deu para imprimir um ritmo mais forte”, contou Jucelino Oliveira Gonçalves ganhador geral dos 5km. Sua conterrânea Suzy Ruas foi bicampeã. “Ano passado corri aqui e fui campeã e olha que ainda errei o percurso e corri 1 km a mais. Este ano gostei mais porque com percurso mais plano, baixei meu tempo. Gosto muito daqui. Sou bem recebida, valorizada, a organização está de parabéns. Ano que vem venho para ser tricampeã”, anunciou.

Edmilson dos Reis Santana, de Nova Lima (MG), campeão dos 10 km geral também melhorou seu tempo. “Em 2012 fiquei em segundo lugar. Gostei mais do percurso deste ano porque é asfalto, mas achei bem pesado na subida”. Para Larissa Marcelle Moreira Quintão, de Itabira (MG) o principal desafio foi encarar o calor. “A gente nunca fala que é fácil. Já havia corrido aqui quando a corrida era no centro. O novo percurso é basicamente plano, mas tem algumas subidas, mas para mim o principal desafio foi enfrentar o calor. Gosto muito de vir a Valadares, sinto como se houvesse uma relação entre Itabira e GV e já considero Valadares uma cidade amiga”, revelou. Apesar de ser heptacampeã dos 10 km valadarense Helena Pereira de Oliveira também sofreu com o calor. “A temperatura muito quente fez com que a prova ficasse mais dura porque a gente desidrata muito mais rápido. Mas estou feliz de ter ganho na minha primeira corrida do ano, faz parte do meu trabalho de base para treinar para as provas de fora”. Ganhadora dos 5 km valadarense Zilá Martins do Amaral já perdeu as contas de quantas vitórias já teve na competição. ”Achei muito bom. Melhor que o percurso anterior, mais reto. O trânsito também foi perfeito, minha maior dificuldade foi enfrentar as adversárias. O que mais gostei foi de correr na Lagoa Santa. Achei o percurso mais bonito que os anteriores”, elogiou.

Para Emanuel Souza a vitória nos 5km valadarense foi uma surpresa. “Ganhei em 2020, ano passado não participei. Não esperava ganhar este ano, mas dei meu melhor. Achei o percurso muito bom. Como valadarense raiz já estou acostumado com o sol”, brincou. Edson Coelho, melhor valadarense nos 10 km também achou a prova tranquila. “Achei a prova maravilhosa. O percurso excelente. Com tudo isso deu para fazer uma prova conservadora (quando o atleta termina a prova sem chegar no extremo). Como gari estou acostumado a correr no sol”. Embora Edson repita um feito de Fábio Jesus, gari e melhor brasileiro na prova deste ano da Corrida Internacional de São Silvestre (4º lugar), ele não conhecia a história de Fábio. “Fiquei sabendo da história dele hoje. Pra mim é uma honra saber que temos um representante de nossa classe na São Silvestre”.

Na oportunidade, o prefeito André Merlo destacou o grande sucesso da competição. “Nós fizemos uma festa de aniversário mais modesta esse ano em virtude da enchente, mas não poderíamos deixar de realizar a Corrida Rústica que já é tradicional no calendário esportivo de tantos competidores. Nós tivemos o maior número de inscritos dos últimos anos e gostaria de agradecer a todos os valadarenses, visitantes e envolvidos na realização dessa grande festa do esporte.”

Durante a corrida também foi oficialmente lançada a Rota Gastronômica da Lagoa Santa. A rota contempla 44 empreendimentos, que abrange os bairros Lagoa Santa, Santo Agostinho, Grã-Duquesa, Morada do Vale, Vale Verde e Cidade Nova. O circuito começa no Espetinho do Jonhnys e vai até o Restaurante Prazeres da Picanha. Confira os estabelecimentos participantes em www.viva.valadares.mg.com.br.

A Corrida Rústica é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura Esporte Lazer e Turismo (SMCELT) e a realização é da LM Esportes e Eventos. O resultado geral estará disponível nesta segunda-feira (30) no site www.cronochip.com.br.

Confira os três primeiros lugares:

Masculino Geral

10 km
1º -Edmilson dos Reis Santana
2º – Raimundo Nonato Pereira de Oliveira
3º – Rafael Tobias Rodrigues de Oliveira

5 km
1º – Jucelino Oliveira Gonçalves
2º – Maquezile Gabriel Pio
3º – Marcos Ricardo Lima Carola

Masculino Valadarense

5 km
1º – Emanuel Filipe Alves de Souza
2º – Maycon Dias de Souza
3º – Crispim Pimenta de Oliveira

10 km
1º – Edson Henrique Batista Coelho
2º – Jean Felipe Ribeiro Dias
3º – Lauro Pereira

Feminino Geral

10 km
1º – Larissa Marcelle Moreira Quintão
2º – Claudete Maria de Souza Silva
3º – Robelia Souza Gervásio

5 km
1º – Suzy Ruas Novais Ferreira
2º – Darlene Aparecida Acácio
3º – Vanubia Regina Cândida dos Santos

Feminino Valadarense

10 km
1º – Helena Pereira de Oliveira
2º – Fabricia Martins Amaral
3º- Maria da Penha Rodrigues

5 km
1º – Zilá Martins de Amaral
2º – Gabriela Lima Rodrigues
3º – Maria de Fátima da Silva