Escolas cívico-militares, será que GV perdeu esta oportunidade?

Foto:divulgação internet

Escolas cívico-militares, será que GV perdeu esta oportunidade?

12 de outubro de 2019 Off Por capitaldosvales

Em tempos de crise no sistema educacional, onde chegamos ao ponto de alunos agredirem físico e verbalmente os professores, uma proposta que pode ser o início de uma possível mudança muito positiva deste lamentável cenário é o Programa Escolas Cívico-Militares, um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da educação básica do país.

Criado em 5 de setembro de 2019, é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacionais, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com informações no site do Ministério da Educação, a proposta é de implantar 216 escolas Cívico-Militares em todo país, até 2023, sendo 54 por ano.

Um dos objetivos do Programa é trabalhar com escolas de 500 a 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio, e principalmente instituições de ensino com baixo índice de desenvolvimento da Educação básica (Ideb) e em situação de vulnerabilidade social. Sem nenhuma dúvida, a adesão de Governador Valadares a este Projeto, além de um grande avanço na área da educação, beneficiaria muitas famílias.

Deixo aqui a pergunta: Este Projeto despertou algum interesse da prefeitura municipal de Governador Valadares e Secretaria de Educação? O prazo para adesão terminou em 27 de setembro, e até o momento, nenhuma informação dos órgãos públicos locais ou na imprensa, sobre a participação de nossa cidade. Será que perdemos?