Em busca de uma vaga no senado em 2022 Julvan Lacerda deve se filiar ao Avante

Foto: divulgação AMM

Em busca de uma vaga no senado em 2022 Julvan Lacerda deve se filiar ao Avante

13 de novembro de 2021 Off Por capitaldosvales

O Presidente da AMM atribuiu decisão à instabilidade vivida pelo MDB de Minas.

Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB) está perto de confirmar sua filiação ao Avante, sigla pela qual pretende se candidatar ao Senado nas eleições de 2022. O partido é presidido pelo deputado federal Luis Tibé (Avante).

“Está uma conversa adiantada. Tem grandes possibilidades de ir para lá”, afirmou Lacerda ao Aparte. Ele também confirmou os planos para o pleito do ano que vem. “Sou pré-candidato ao Senado pelo Avante. Os prefeitos estão me lançando, pedindo para eu ser e eu vou entrar”, disse.

Procurado, Tibé confirmou a existência das conversas, disse que Julvan Lacerda seria um bom quadro para o Avante, mas ressaltou que o martelo ainda não está batido.

O principal motivo para Lacerda trocar de partido é a disputa interna pela qual passa o MDB. O grupo do atual presidente estadual, Newton Cardoso Jr., trava uma guerra com a ala ligada ao secretário de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte, Adalclever Lopes (MDB), pelo controle da legenda em Minas Gerais. A disputa se arrasta há meses.

Além do controle da máquina partidária, a briga também está relacionada ao posicionamento que será adotado pela sigla nas eleições do ano que vem. Enquanto Newtinho, como é conhecido, é mais próximo do governador Romeu Zema (Novo), Lopes defende que o partido apoie o prefeito Alexandre Kalil (PSD) na disputa pelo governo de Minas.

“A minha vontade era ser candidato pelo MDB mesmo. Eles me convidaram e querem que eu fique para ser candidato por lá. Mas diante da instabilidade do MDB, tanto nacionalmente como no Estado, eu não posso correr esse risco de ficar e sofrer alguma ingerência [que o impeça de ser candidato] no final. Então eu devo ir para o Avante”, explicou Julvan Lacerda.

Nos últimos meses, o Avante tem se aproximado do governo Zema e deve integrar a coligação da campanha de reeleição do governador. Lacerda também mantém boa relação com o Palácio Tiradentes como presidente da AMM. Desde 2019, ele fechou dois acordos para que o governo estadual pague as dívidas com as prefeituras nas áreas da educação e da saúde.

No entorno de Zema já está praticamente decidido que a vaga de senador na chapa será cedida a um partido aliado. Uma possibilidade é que ela seja ocupada pelo Avante e, consequentemente, por Julvan Lacerda.

“Com o governador nós vamos tentar negociar depois para ver se conseguimos fazer um candidato único ao Senado. Mas se não fizer, o partido tem o direito de lançar o candidato dele”, declarou o presidente da AMM ao ser questionado sobre o tema.

Outro nome que é comentado nos bastidores e apontado como favorito neste momento para ser o candidato ao Senado na chapa do governo é o ex-ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL).
Com informações do Portal O Tempo.