Em Brasilia América decide no segundo tempo e derrota Cruzeiro pelo Mineiro

Em Brasilia América decide no segundo tempo e derrota Cruzeiro pelo Mineiro

5 de fevereiro de 2023 Off Por capitaldosvales

Henrique Almeida marcou aos 33′ da etapa final para garantir vitória do Coelho em clássico realizado no Mané Garrincha

Com gol de Henrique Almeida no segundo tempo, o América derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, neste sábado (4), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida, equilibrada em linhas gerais, valeu pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.

Os três pontos deixam a vida do Coelho muito confortável no Estadual. Isso porque o time comandado por Vagner Mancini dispara na liderança do Grupo B, com nove pontos. A chave ainda tem Caldense (1), Patrocinense (1) e Democrata-SL (1).

Já o Cruzeiro vê sua vida complicar na competição. O time do técnico Paulo Pezzolano fica estacionado com quatro pontos e perde a liderança do Grupo C para o Democrata-GV, que alcançou quatro ao empatar por 1 a 1 com o Athletic na rodada. Ipatinga (0) e Tombense (0) completam a chave.
Na próxima rodada, o Cruzeiro retorna a Belo Horizonte. O duelo diante do Pouso Alegre está marcado para as 21h30 de terça-feira (7), no Independência. Já o Coelho viaja para São João del-Rei para enfrentar o Athletic, às 20h de terça, na Arena Unimed.

Muito equilíbrio, poucas oportunidades 

 

O equilíbrio marcou o primeiro tempo do duelo entre América e Cruzeiro. Embora tenha tido mais posse de bola (63% a 37%), a Raposa errou muitos passes, não criou grandes chances e, por isso, não deu trabalho ao goleiro Matheus Cavichioli – nenhuma das quatro finalizações acertou o alvo.

Aos 8′, Bruno Rodrigues chegou a balançar a rede após jogada individual, mas o auxiliar Magno Arantes Lira marcou impedimento, confirmado pelo VAR Emerson Almeida do Nascimento.

Sem conseguir encaixar a marcação alta e cedendo alguns espaços, o América se viu amassado em momentos pontuais da partida e, para evitar perigos, abusou das faltas – foram 13 no total, quase o dobro do rival, que fez sete, e três jogadores amarelados nos 45 minutos iniciais de jogo.

Ainda que também não tenha acertado o gol, o Cruzeiro chegou com qualidade pela primeira vez aos 8′ da etapa final. Bruno Rodrigues serviu Wesley, que construiu bonita jogada pela esquerda antes de finalizar com curva. A bola saiu por cima do travessão do gol do América.

Aos 15′, o atacante voltou a ter grande oportunidade. Wesley aproveitou sobra, fintou o adversário e finalizou no canto direito do gol de Cavichioli, que espalmou para a linha de fundo.
Apesar de ficar mais perto do gol, o Cruzeiro não foi efetivo e viu o adversário ser. Aos 32′, Reynaldo errou passe no setor de ataque e gerou contra-ataque para o América. Henrique Almeida contou com nova falha celeste, desta vez de Oliveira, para ter a bola limpa, na grande área. Ele finalizou sem chances para Rafael Cabral. 1 a 0.
Em busca do empate, o Cruzeiro se lançou ao ataque. Henrique Almeida chegou a ampliar o placar aos 44′, após novo contra-ataque, mas o VAR chamou o árbitro André Luiz Skettino para avisar de uma falta na origem da jogada. O tento acabou anulado, e a partida caminhou para o apito final com 1 a 0 no placar.

AMÉRICA 1X0 CRUZEIRO

América

Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana (Danilo Avelar), Ricardo Silva e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez (Martinez); Mateus Gonçalves (Matheusinho), Felipe Azevedo (Dadá Belmonte) e Aloísio (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Oliveira, Reynaldo e Marquinhos Cipriano (Rafael Bilu); Ian Luccas, Neto Moura (Igor Formiga) e Wesley Gasolina (Ramiro); Nikão (Daniel Jr), Bruno Rodrigues e Wesley (Gilberto). Técnico: Paulo Pezzolano
Gol: Henrique Almeida (aos 33′ 2ºT)
Cartões amarelos: Alê, Aloísio, Nino Paraíba, Dadá Belmonte e Ricardo Silva (América); Wesley e Reynaldo (Cruzeiro)
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF
Data e horário: 4 de fevereiro de 2023 (sábado), às 16h30
Árbitro: André Luiz Skettino
Assistentes: Magno Arantes Lira e Fernanda Nandrea Gomes
VAR: Emerson de Almeida Ferreira