Desembargador Marcelo Rodrigues tornou-se cidadão mineiro

28 de março de 2019 Off Por capitaldosvales

O desembargador Marcelo Rodrigues, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), recebeu na quinta-feira última(21), o título hOnorífico de cidadão do Estado de Minas Gerais, no Plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. A solenidade foi prestigiada pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais.

“O ser e o saber mineiro se traduzem em umas das mais valorosas conquistas de minha história.” Assim se expressou o desembargador Marcelo Rodrigues ao receber o título de cidadania mineira. A homenagem partiu do deputado estadual Roberto Andrade (PSB).

O parlamentar mineiro apontou o magistrado, natural da cidade do Rio de Janeiro, como um dos maiores especialistas em direito notarial e registral do Brasil. “O ilustre desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues é um dos nomes mais notáveis da magistratura mineira, um dos principais especialistas em direito notarial e registral do Brasil. Ele teve papel de destaque na elaboração do Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registros do Estado de Minas Gerais, que é o provimento da Corregedoria-Geral de Justiça que normatizou e aprimorou a atividade dos serviços extrajudiciais em todo o estado”, destacou.

“O desembargador Marcelo Rodrigues tem devotado seu trabalho na vida pública a contribuir para a relação harmoniosa, profícua e cordial entre o TJMG, a CGJ-MG e os notários e registradores mineiros”, prosseguiu o deputado estadual.

Vários magistrados e autoridades prestigiaram a solenidade especial em homenagem ao desembargador Marcelo Rodrigues


Conquista

O desembargador Marcelo Rodrigues mudou-se para Minas Gerais quando ingressou no Ministério Público estadual, em 1987. Foi promotor nas comarcas de Prado, São João del-Rei, Curvelo e Barbacena.

Ingressou na carreira da magistratura em 1989, tornando-se juiz de direito como primeiro colocado no concurso público de provas escritas, orais e de títulos, do TJMG. Atuou como juiz nas Comarcas de Cláudio, Frutal, Sete Lagoas e Barbacena. Em 1997, foi promovido por merecimento para a Comarca de Belo Horizonte.

Foi promovido também por merecimento a desembargador em 2006. Atualmente, é presidente da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. É autor de vários livros jurídicos e profere diversas palestras no Brasil e no exterior.

Veja o currículo completo.

Prestígio

Os desembargadores Gilson Soares Lemes (superintendente administrativo adjunto do TJMG), José Arthur Filho, José Marcos Rodrigues Vieira, Maurício Torres Soares, Caetano Levi Lopes, Jair Varão, Fernandes Filho, Reynaldo Ximenes, e os juízes convocados a atuar como desembargadores José Eustáquio Lucas Pereira e Lailson Braga Baeta Neves, entre outras autoridades, prestigiaram a solenidade de outorga da cidadania honorária ao agora também mineiro, desembargador Marcelo Rodrigues.