Convenção partidária do PROS GV pode ir  parar  na justiça eleitoral

José Carlos de Souza,deverá ajuizar ação contra o PROS de Governador Valadares. Foto: redes sociais.

Convenção partidária do PROS GV pode ir parar na justiça eleitoral

16 de setembro de 2020 Off Por capitaldosvales

Hoje(16), é o último dia determinado pela justiça eleitoral para que os partidos políticos que pretendem disputar as eleições municipais realizem suas respectivas convenções eleitorais, para escolhas chapas de candidatos a prefeitos,vice e vereadores. Em todo o país , a expectativa de justiça eleitoral é de que 500 mil registros de candidaturas sejam confirmadas nesta quarta-feira.

Pela primeira vez na história, por causa da pandemia do novo corona vírus, os partidos têm a opção de realizarem suas convenções virtualmente. Esta é uma etapa considerada fundamental do processo eleitoral, além de escolher os candidatos, os partidos decidem se vão participar da eleição majoritária(prefeitos e vice) , proporcional(vereadores e vereadoras) ou ambas. As siglas também podem optar pela coligação com outras, somente na eleição majoritária.

Outras mudanças

Para atender às recomendações médicas e sanitárias, além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral. O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.

As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.

Em Governador Valadares, Vale do Rio Doce, no Leste de Minas a maioria das agremiações partidárias já realizaram suas convenções. Até a data de ontem(15), contabilizamos 10 siglas que confirmaram sua lista de candidatos. São elas: o PSDB,que indicou André Merlo para a reeleição de prefeito, com o vice, Daivid Barroso,indicado pelo Democratas, O PSD com Rui Silva para prefeito, o PSL, com o Coronel Lacerda para prefeito, o PSB com Rosemary Mafra para prefeita,O PT com o deputado federal Leonardo Monteiro para prefeito, o PMN com Fábio Persi pra prefeito,o Patriotas indicou Urbano Santos para prefeito, o PRTB indicou o Coronel Miranda para prefeito e por derradeiro o Solidariedade indicou Mozart Coelho para prefeito.

Na maioria dos partidos, nossa reportagem não foi informada quais são os candidatos a vice-prefeito. Mas como hoje é obrigatório a confirmação perante o TRE, atualizaremos os dados no final do dia.

PROS GV

O partido realizará a sua convenção para a escolha dos candidatos a prefeito e vice-prefeito juntamente com a chapa de vereadores hoje à partir das 18:00h, com término às 22:00h. No evento é esperado a presença do deputado federal Eros Biondini, eleito pela sigla em 2018.
A sigla no município tem diversos problemas internos devido a falta de experiência política do seu atual presidente . Pré-candidatos a vereadores reclamam da sua desorientação em tomar decisões e alguns pensam até em desistir da disputa. Nossa reportagem em contato com alguns deles percebeu o descontentamento manifestado em suas falas.

Batalha jurídica

O PROS do município de Governador Valadares, já enfrenta um processo jurídico por divulgar em seu edital de convocação para a convenção dois endereços distintos. Em uma publicação afixada nos locais determinado pelo estatuto, o presidente informa o endereço da Rua Mal Floriano, 653 e nas postagens das redes sociais, outro na Rua Caio Martins 223. Por discordar da informação o pré-candidato a prefeito pela sigla, o jornalista José Carlos de Souza, o Zé Carlos, impetrou uma ação judicial para que fosse devidamente esclarecido o verdadeiro local da realização da convenção partidária. Este procedimento noticiamos em nosso portal on line.

Veja a matéria:
Pros de GV é intimado pela justiça a se manifestar sobre ação do jornalista Zé Carlos

Souza se diz inconformado com a condução do partido no processo eleitoral do município e pretende ajuizar outra ação contra a agremiação, para anular a convenção devido a manobras para tirá-lo do páreo.” Mesmo antes da realização da convenção, o presidente orientado pelo deputado Eros Biondini, tenta me desarticular promovendo reuniões com outras siglas e me deixando de fora. No início era uma costura com o PSDB, que devido a prisão do vereador Waldecy Barcelos(PSDB), desmanchou-se a composição. Em outro momento as conversas eram com o candidato a prefeito Leonardo Monteiro(PT), que não avançaram e neste momento tentam se articular com o PSC do pré-candidato Dr. Luciano, atual vice-prefeito. Neste último caso, as conversas estão sendo conduzidas pelo deputado federal Euclydes Petersen, antigo companheiro de sigla de Biondini no PTB”, finaliza Zé Carlos.

Próximo ao também deputado Euclydes Petersen, Eros Biondini tenta compor com o PSC, cujo presidente Nacional, Pastor Everaldo , está preso. Foto: divulgação redes sociais

Veja o que diz o estatuto do PROS:

Art. 14 – As Convenções poderão ser instaladas com a presença de qualquer número de
convencionais, mas só poderão deliberar com o quórum mínimo de 20% (vinte por
cento) dos votos possíveis.
§ 1º O voto é direto e secreto, vedado votos por procuração e permitido o voto
cumulativo;
§ 2º – Entende-se por voto cumulativo aquele dado por um mesmo convencional
credenciado por mais de um cargo nos órgãos de direção, dos presidentes dos órgãos de
cooperação e fundadores do partido.

O jornalista Zé Carlos, informou à reportagem que não comparecerá à convenção para evitar confrontos desnecessários, já que o clima está ruim, com o partido divido em três correntes. Uma que prefere a confirmação de sua candidatura, outros preferem apoio ao PT e uma outra ala quer o partido coligado com o PSC.

Nossa reportagem tentou contato sem sucesso com o atual presidente do PROS-GV, também o deputado federal Eros Biondini, não o encontramos. Atualizaremos a matéria, assim que possível.