Com 55 votos a favor, Senado reconduz Augusto Aras à PGR por mais dois anos

Aras foi reconduzido à PGR por mais dois anos (foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Com 55 votos a favor, Senado reconduz Augusto Aras à PGR por mais dois anos

25 de agosto de 2021 Off Por capitaldosvales

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (24/8), por 55 votos favoráveis e 10 contrários, a recondução do jurista Augusto Aras, de 62 anos, à Procuradoria Geral da República (PGR). O nome dele já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde passou por sabatina durante a tarde. A votação na casa legislativa foi secreta.

Aras foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para mais dois anos à frente da PGR. Ele havia sido indicado pela primeira vez em 2019 pelo chefe do Executivo. O nome dele não figurou entre os três mais votados da lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
Aras mais uma vez comandará o Ministério Público da União, que abrange o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
O procurador atua em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal (STF), preside o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), acumula o cargo de procurador-geral eleitoral e também representa o Ministério Público brasileiro perante a comunidade internacional.
Aras tem autonomia para pedir a abertura de inquéritos para investigar presidente da República, ministros, deputados e senadores.