Balanço final do Brasileirão 2023

Balanço final do Brasileirão 2023

13 de dezembro de 2023 Off Por capitaldosvales

Por Professor Carlos Torrente*

Depois de 38 rodadas de um campeonato com resultados inesperados, isso deixou bem claro que o Brasileirão é o campeonato nacional mais difícil do mundo, conhecemos o grande campeão, Palmeiras. O time do Abel Ferreira, com um estilo de jogo constante, mais uma vez mostrou que além de um grande plantel é necessário manter uma regularidade.

Tivemos um Botafogo com futebol empolgante e tirando pontos dos grandes candidatos ao título e conquistando uma vantagem de 13 pontos à frente do segundo colocado na primeira fase do campeonato brasileiro, mas não soube administrar esta grande vantagem e entregou o campeonato para seus adversários, terminando em quinto lugar.

Professor Carlos Torrente – Foto: Arquivo Pessoal

Falando dos clubes mineiros, o Atlético era candidato ao título até a última rodada, embora saibamos que seria um verdadeiro milagre tirar a diferença de gols do Palmeiras e nem o famoso “Eu Acredito” daria ânimo aos seus jogadores. Enfim, terminou o brasileirão em terceiro lugar e sendo goleado pelo Bahia que entrou prá esta partida na base do tudo ou nada.

O Cruzeiro, candidato ao rebaixamento, após a demissão do treinador José Ricardo entregou um verdadeiro abacaxi para o Autuori e deu certo. Na era Autuori, o clube celeste não teve nenhuma derrota e ainda beliscou uma vaga na Sul-Americana de 2024. Tem muito que melhorar, senão será apenas um coadjuvante nos campeonatos de 2024. 

O América juntou-se aos rebaixados Goiás, Coritiba e ao novo calouro da Série B, o Santos. A primeira vez ninguém nunca esquece e apenas dois clubes que disputará o Brasileirão de 2024 nunca caíram para a série B: São Paulo e Flamengo. A exceção é o time do Cuiabá que subiu das outras séries e permanece na série A do Brasileirão.

Leia também: Automóvel Clube de Minas Gerais realiza sua primeira feijoada

O Brasileirão de 2023 foi de muitas emoções. Basta ver o sufoco que passaram as torcidas de Cruzeiro, Bahia, Santos, Goiás, Coritiba e América e a esperança de títulos até a última rodada dos torcedores do Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo e Botafogo, mas grande decepção ficou mesmo para a torcida do time da Estrela Solitária.

Que venham os campeonatos regionais e nacionais de 2024 com igual emoção de 2023.