Seminário de boas práticas e modernização da gestão pública aconteceu em Itabirinha-MG

Julvan Lacerda- Presidente da AMM . Foto:divulgação AMM

Seminário de boas práticas e modernização da gestão pública aconteceu em Itabirinha-MG

11 de junho de 2021 Off Por capitaldosvales

Prefeitos e lideranças da região leste de Minas Gerais participaram, na manhã de ontem, quinta-feira (10), do Seminário de Boas Práticas e Modernização da Gestão Pública, quando foram apresentadas as principais pautas municipalistas aos gestores, além de destacar a importância do associativismo e da capacitação para o aprimoramento da gestão pública. O evento foi realizado em Itabirinha, com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste).

O presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, foi quem apresentou as pautas municipalistas aos presentes, dando destaque à principal luta que vem sendo enfrentada pela AMM, que é um novo acordo histórico com o governo estadual, para o pagamento de dívida de R$ 7 bilhões com os municípios mineiros na área da Saúde. “Esse dinheiro pertence ao município, que teve que usar recursos próprios da prefeitura para manter os serviços funcionando e o Estado deve devolver esse dinheiro para podermos aplicar em ações nos municípios.”

O presidente da AMM destacou ainda que será feito um esforço na negociação do acordo para que o pagamento venha desvinculado. “Para que a gente possa pagar folha de pagamento e o que precisarmos na Saúde, para que a gente possa, com isso, melhorar o nosso caixa e fazer novos investimentos. E existem precedentes, temos condições legais de fazer.”

Julvan defendeu também a importância da capacitação para a gestão pública, bandeira que vem sendo amplamente defendida durante sua gestão à frente da AMM. “Não adianta a gente lutar por melhorias, por aprimoramento da receita, correção da relação federativa, se não oferecermos capacitação para os municípios. Para que, quando o recurso chegar, ele seja bem aplicado com eficácia e transparência, trazendo os resultados esperados à população”, disse.

O secretário de Estado do Governo, Igor Eto, também participou do seminário, e destacou que a gestão estadual entende que as políticas públicas do Estado devem estar totalmente voltada para os municípios. “E a gente sabe que, para conseguir fazer uma boa política, precisamos de troca de experiência e boas práticas na administração pública de um modo geral. E essa é a palavra que a gente vem trazer aqui, troca de experiências para a melhoria da efetividade das políticas publicas nos municípios”, disse.

O prefeito anfitrião, Dr. Lucas Donárdia, agradeceu a presença das entidades municipalistas e elogiou a gestão de Julvan Lacerda e sua atuação frente às causas municipalistas. “A gente precisa aproximar a associação com os municípios para que eles conheçam e discutam as pautas municipalistas. Gostaria de agradecer a AMM e a CNM em nome do presidente Julvan, pelo belo evento que estamos realizando aqui em Itabirinha”, ressaltou.

Além da participação da AMM e da CNM no evento, o Seminário de Boas Práticas e Modernização da Gestão Pública contou com importantes palestras sobre instrumentos para o monitoramento, avaliação, planejamento e imagem da administração pública. O evento respeitou o distanciamento social, uso de máscaras e todos os protocolos sanitários implantados em decorrência da Covid-19.

Presenças

No seminário, também esteve presente a deputada estadual Celise Laviola , o deputado João Magalhães e o secretário Igor Eto.

Também participaram do evento os prefeitos: Gilberto Cunha, de Central de Minas; Rogério, de Cuparaque; Rafael, de Alpercata; Dr. Paulo, de Mendes Pimentel; Waldeci Dornelas, de Nova Belém; Marcos, de São Félix de Minas; Geraldo (Geka), de São José do Divino; Juarez da Silva, de Galiléia; Gilson Botelho, de Ataléia; Gentil, de São João do Manteninha; Dr. Marcos Vinicius, de Coronel Fabriciano; Romilson (kinka), de Divino das Laranjeiras, Samuel Ferreira, de Goiabeira; Geraldo Anastácio, de Pescador; Karla Pessamilo, de Matias Lobato; Odenir Raposo; de Santa Rita do Itueto.

Também os vice-prefeitos: José Ademir, de Itabirinha; Ailton Nascimento, de Goiabeira ; Marcus Vinicius, de São João do Manteninha; Vera, de Central de Minas; Maria do Carmo, de Pescador; Didi, de São Félix de Minas.